quinta-feira, 14 de outubro de 2010

15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR NO BRASIL


Ricardo Barros*

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado todo 15 de outubro. Mas você sabe a origem do Dia do Professor?

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa d’ Ávila), Dom Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, era imperativo que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Ele ainda determinava a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia era inovadora e revolucionária para a época.

Foi somente em 1947, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra - portanto, 120 anos após o referido decreto do Primeiro Império - que ocorreu a primeira comemoração do Dia do Professor.

A data começou a ser comemorada em São Paulo, em uma pequena escola no centro da cidade, onde existia o Ginásio Caetano de Campos. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todos esses meses. Foi então que quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar o stress – e também de congraçamento e reflexão para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização entre eles. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase: "Professor é profissão. Educador é missão".

A partir dessa data, comemora-se o Dia do Professor no Brasil em todo 15 de outubro.

*Ricardo Barros é Professor de História do Colégio Paulista. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Bacharel em História e Licenciado em Pedagogia pela mesma universidade.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Brasilidade Revolucionária - Debate Cedem/Unesp

Brasilidade Revolucionária: cem anos de cultura e política, Editora da Unesp – 1ª edição, São Paulo – 2010, livro de Marcelo Ridenti, será o centro do debate no próximo dia 18 de outubro, segunda-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.

O título deste livro tem um caráter provocativo e se refere a aspectos de uma vertente específica de construção da brasilidade, aquela identificada com ideias, partidos e movimentos de esquerda - e presente também de modo expressivo em obras e movimentos artísticos. Trata-se de uma aposta nas possibilidades da revolução brasileira, nacional-democrática ou socialista, que permitiria realizar as potencialidades de um povo e de uma nação.

Essa brasilidade revolucionária, como criação coletiva, viria a definir-se com mais clareza a partir do final dos anos 1950, ganhando esplendor na década seguinte, seguido de seu declínio. Ela envolveria o compartilhamento de ideias e sentimentos de que estava em andamento uma revolução, em cujo devir artistas e intelectuais teriam um papel expressivo pela necessidade de conhecer o Brasil e de aproximar-se de seu povo.



Expositor

Marcelo Ridenti

Graduação em Ciências Sociais e Direito – USP, Doutor em Sociologia – USP

Professor Livre Docente – UNICAMP, Escritor e foi Docente da UNESP/Campus de Araraquara



Debatedores

Renato Ortiz

Graduação em Sociologia – Universite de Paris VIII, Mestre e Doutor em Sociologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales

Professor Livre Docente – UNICAMP e Escritor

Celso Frederico

Graduação e Mestrado em Ciências Sociais - USP, Doutorado em Sociologia – USP

Professor Livre Docente – USP e Escritor



Mediadora

Márcia Tosta Dias

Graduação em Ciências Sociais – UNESP, Mestrado em Sociologia – UNICAMP, Doutorado em Ciência Política – USP

Professora da UNIFESP – Campus de Guarulhos, Escritora e foi Pesquisadora do CEDEM/UNESP



PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!



Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br

Data e horário: 18 de outubro de 2010 (segunda-feira) às 18h30

Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória

Praça da Sé, 108 - 1º andar, esquina c/ Rua Benjamin Constant (metrô Sé)