Professores e a Síndrome de Bournout, mito ou realidade????
A cada dia torna-se quase impossível lecionar em uma sala de aula, são diversos os fatores que tendem a frustrar o profissional da educação dentre os quais podemos citar falta de material didático, falta de estrutura das escolas entre outros fatores, porem nada se compara com a falta de respeito dos alunos.
Torna-se humanamente impossível ensinar em uma sala de aula em que os alunos estão com os hormônios a flor da pele e falam de forma incansável. São diversos os assuntos abordados por eles e o professor por sua vez tenta manter a sala em um estado de harmonia. Mas como competir com os celulares, com jogos, e com a falta de interesse dos mesmos??? Do que adianta passar horas preparando aulas montando atividades sendo que eles nem ao menos se dão o trabalho de executa-las??
É normal encontrarmos professores que sofrem da Síndrome de Burnout, doença esta que dentre outras, afeta os profissionais da educação. Geralmente começa com um sentimento de desconforto e pouco a pouco aumenta à medida que a vontade de lecionar gradualmente diminui. Sintomaticamente a bournout é reconhecida pela ausência de alguns fatores motivacionais tais como: energia, entusiasmo, alegria, interesse, ideias concentração autoconfiança e humor.
Os efeitos do estresse são identificados como:
Os efeitos do estresse são identificados como:
- Sentimento de exaustão;
- Sentimento de frustração;
- Sentimento de incapacidade;
- Carregar o estresse para casa;
- Sentir-se culpado por não fazer o bastante;
- Irritabilidade
Algumas estratégias utilizadas pelos professores para combater o estresse são:
- Realização de atividades de relaxamento;
- Organização do tempo e decisão das prioridades;
- Dieta balanceada e exercícios;
- Discutir os problemas com colegas de profissão;
Muito legal o tema!!!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Visite meu blog também:
www.historiaemrevista.blogspot.com