sexta-feira, 23 de abril de 2010

Salve o Jorge - 23 Abril Dia de São Jorge



"Jorge sentou praça
na cavalaria
Eu estou feliz porque eu também
sou da sua companhia

Eu estou vestido com as roupas
e as armas de Jorge
Para que meus inimigos tenha pés
e não me alcancem......
Salve Jorge"

Santo padroeiro da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou e extra oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro.
Venerado pelas igrejas Católica e Anglicana e também pela Umbanda.
Nascido na antiga Capadócia, região do sudoeste da Anatólia, que faz parte da República da Turquia. Ainda criança, após a morte de seu pai, mudou-se para Palestina, ao atingir a adolescência, Jorge entrou para carreira militar, foi provido a capitão do exército romano devido suas dedicações e habilidades, habilidades essa que levaram o imperador a lhe conferir o titulo de conde da Capadócia. Aos 23 anos Jorge foi morar em Roma na corte imperial, exercendo a função de Tribuno Militar.
Haviam seis tribunos militares no período republicano, designados para cada Legião, eram escolhidos pelo Senado e, inicialmente, pertenciam todos à classe aristocrática da sociedade romana.
Segundo o autor do livro Historia de Roma desde su fundación, Libros IV-VII (Tomo II),Tito Livio, os tribunos podiam, eventualmente, substituir os Consulês, sendo chamados de Tribuni militum consulari potestate (Tribunos militares com poder consular). Nesse caso, em lugar dos dois cônsules, elegiam-se entre quatro e seis Tribunos militares, com mandato de um ano (o mesmo tempo de mandato dos Cônsules).
Com a morte de sua mãe, Jorge foi-se para corte do imperador com grande parte da fortuna que herdou, ao ver tamanha crueldade contra os cristãos e parecendo-lhe conveniente naquele tempo alcançar a salvação, distribuiu toda sua riqueza aos pobres.

Diocleciano, imperador de Roma nesta época, tinha planos para matar todos os cristãos e no dia marcado para confirmar o decreto imperial no senado, Jorge levantou -se no meio da reunião e se declarou espantado com aquela decisão e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.
Mantendo-se fiel ao cristianismo, Jorge foi preso e torturado pelo imperador de vários modos e, a cada tortura era obrigado a renegar Jesus para adorar os ídolos. Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade. Em 23 de Abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor), Diocleciano, não tendo êxito com suas torturas, mandou degolá-lo.

Os restos mortais de Jorge foram levados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que cresceu com sua mãe, lá ele foi sepultado e mais tarde o imperador Constantino, também cristão, mandou erguer um suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo Oriente.

Na Itália, São Jorge era conhecido como padroeiro da cidade de Genôva, Frederico III, Imperador da Alemanha, dedicou ao santo uma Ordem Militar. Foi reconhecido como padroeiro de Portugal e pelo Exercito do país por Dom Numo Álvares Pereira.A Inglaterra foi o país onde mais relevância teve a devoção ao santo, devido o monarca Eduardo III, rei da Inglaterra, colocou sob proteção de São Jorge a Ordem da Jarreteira, por considerá-lo um protótipodos cavaleiros medievais. Já o rei Ricardo I, comandante de uma das primeiras Cruzadas, constituiu São Jorge como padroeiro daquelas expedições que tentavam conquistar a Terra Santa.

Histórias medievais contam que Jorge era filho do Lord Albert de Coventry e que sua mãe morreu ao da-lo à luz e o pequeno Jorge foi roubado pela Dama do Bosque para que, mais tarde, pudesse fazer proezas com suas armas. Em seu corpo possuía três marcas: um dragão em seu peito, uma jarreira em volta de uma das suas pernas e uma cruz vermelho sangue em seu braço. Quando adiquiriu a idade adulta lutou contra os sarracenos e, depois de viajar durante meses por terra e mar, foi para uma cidade da Líbia, com o nome de Syle'n.
Encontrou nesta cidade, um eremita que lhe disse que toda a cidade sofria por causa da existência de um dragão venenoso , cujo seu hálito poderia matar uma cidade inteira e que sua pele não poderia ser perfurada nem por lança tampouco por espada.. Segundo o eremita, o dragão exigia todos os dias o sacrifício de uma bela donzela e que todas as meninas da cidade haviam sido mortas e apenas restará a filha do rei, Sabra, que seria sacrificada ou dada em casamento à aquele que matasse o dragão.

Jorge ao ouvir esta história ficou determinado a salvar a princesa, saiu montado em seu cavalo branco e colocou-se a frente das mulheres que caminhavam junto a princesa para o sacrifício. Jorge convenceu as damas a voltarem pra suas casas e foi de encontro ao dragão. O dragão, ao ver Jorge, saiu de sua caverna rosnando alto, mas Jorge não se intimida dom rosnado e enterra sua lança na garganta do monstro, matando-o.

Na cultura brasileira Jorge tem sua influência devido a forte cultura africana. Na Bahia o santo é associado a Oxossi, orixá associado à lua. No rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e em Recife, no candomblé e na umbanda, o santo é associado a Ogum. A tradição diz que as as manchas da lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender a quem precisa de ajuda.

São Jorge também é tido como padroeiro do time de futebol Corinthians, acredita-se que sua devoção à verdade cristã até o fim e seu martírio sejam a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores e presentes em varia s agremiações corintianas.



Referência Bibliograficas

Santos, Georgina Silva dos.Ofício e sangue: a Irmandade de São Jorge e a Inquisição na Lisboa mode rna.Lisboa: Colibri; Portimão: Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, 2005.

Livio, Tito. Historia de Roma desde su fundación, Libros IV-VII (Tomo II). Madrid: Ed. Gredos.

Goldsworthy, Adrian. El ejército romano. Ed. Akal, Madrid 2005

Abreu, Fernanda. Jorge da Capadócia, Raio X - Revista e Ampliada, EMI Music, 1997



quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de Abril....Descobrimento ou Achamento do Brasil?????


Pelas barbas do profeta...minha santa caravela.....


Seria possivel descobrir algo que já existia e que já era habitado por outros????
Nossos queridos colonizadores dizem que descobriram nossas terras...mas seria verdade???
Acho que esta época seria perfeita para a Glória Peres escrever a novela "Caminho das Índias"...será que ela se inspirou nos portugas??? oras pois pois... a ver...
Creio que a palavra "decobrimento" é um tanto quanto eurocentrica...mas enfim...enquanto não ficar provado definitivamente que os patricios não descobriram nada...continuaremos assim

Eu me pergunto...foi Cabral que tirou a "manta" ou a lona que cobria nosso país???....

Só nos resta comemorar não é mesmo..aqui pode..aqui tudo é festa, bom pelo menos eles dizem...eu quero saber aonde esta o meu pedaço de bolo pq até agora eu não comi nada nem ninguém...cade meu brigadeiro? meu beijinho???e o famoso cajuzinho do Caco Antibes...coisa de pobre né...pois é...ainda não posso comer caviar...

Deixo pra vcs uma matéria chupinhada do BlogdoRocha...muito interessante....

Hoje, 22 de abril de 2010, fiquei pasmo com a resposta de uma aluna do ensino médio, num programa local, ao ser questionado sobre o significado da data de hoje, ela respondeu: – Ontem foi feriado, não sei por que, hoje, é um dia normal de trabalho e aula na escola, ainda bem que amanhã será sexta-feira!. Respondeu na maior cara de pau. Diante da resposta da estudante, o repórter corrigiu: - Ontem foi comemorado o Dia de Tiradentes, hoje, é o dia do Descobrimento do Brasil! Ela respondeu: - É sério, não acredito! Aí minha Santa Filomena, padroeira dos estudantes!

Foi-se o tempo em que a escola pública tinha um papel fundamental na formação da juventude do nosso país, atualmente, está falida, existe muita gente fazendo lama de dinheiro com as escolas particulares.

Entendo que a comemoração de um feriado no meio da semana, trás inúmeros prejuízos para o nosso país, imaginem comemorar dois feriados seguidos, no entanto, a data comemorativa do nosso descobrimento foi relegada ao segundo plano. Muitas pessoas comentam que não temos nada que comemorar.

Sou um patriota, tenho amor aos nossos símbolos, acho o Hino Nacional o mais bonito de todos os países, a nossa Bandeira é linda! Sou também um nacionalista, pois defendo a defesa dos interesses da nossa nação, a preservação da Amazônia; combato da mesma forma, a constante idéia da sua internacionalização!

A Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita ao rei Dom Manuel para dar notícias da nova terra, foi considerada a nossa Certidão de Nascimento. Ela mostra o duplo interesse dos portugueses: a conquista de bens materiais e a dilatação da fé cristã, conforme um pequeno trecho “... de ponta a ponta, é tudo praia... muito chão e muito formosa. (...) Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro nem prata... porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados... Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa, que querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar essa gente (os índios). E essa deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve jogar...".

Vamos valorizar mais a história do nosso país, viva o Brasil! Viva!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

21 de Abril Dia da Inconfidência Mineira


A Inconfidência Mineira teve uma relação direta com as características da sociedade regional e com o agravamento de seus problemas, nos dois últimos decênios do século XVIII. A sociedade mineira entrou em uma fase de declínio, fase esta marcada pela queda contínua da produção de ouro e pelas medidas adotadas pela Coroa para garantir a arrecadação do quinto (imposto cobrado pela coroa por todo o ouro encontrado).

Examinando a historia dos inconfidentes podemos perceber que era um grupo constituído pela elite colonial onde podiam ser encontrados mineradores, fazendeiros, padres envolvidos em negócios, funcionários, advogados de prestígio e uma alta patente militar, o comandante dos Dragões, Francisco de Paula Freire de Andrade.

Joaquim José da Silva Xavier constituía, em parte, uma exceção, nascido em 1746 tornou-se órfão aos 11 anos de idade e desde cedo trabalho com seus irmãos nas terras herdadas pelos pais. Perderá suas propriedades por conta de dívidas e tentara sem êxito o comércio, em 75 entrou para carreira militar , no posto de alferes, grau inicial do quadro de oficiais. Nas horas vagas, exercia o oficio de dentista que aprenderá com seu tio e padrinho, motivo este que receberá o apelido um tanto quanto depreciativo de Tiradentes.

Os inconfidentes começaram a prepara um movimento de rebeldia nos últimos meses de 1778, movimento este incentivado pela expectativa do lançamento da derrama ( imposto a ser pago por cada habitante da capitania). Não chegaram a pôr em pratica seus planos pois, em Março de 1789 Visconde de Barbacena decretou a suspensão do imposto e seus conspiradores foram denunciados por Silvério dos Reis. Devedor da Coroa, Silvério estivera próximo dos inconfidentes , mas optou por delatar os mesmos livrando-se assim de suas dividas. Tiradentes foi preso na cidade do Rio de Janeiro e os demais em Minas Gerais.

A Coroa buscando mostrar sua força e desencorajar futuras rebeldias começou um grande processo de encenação, somente a leitura da sentença durou 18 horas. Tiradentes foi enforcado em um cenário típico das execuções no Antigo Regime.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, não foi um mártir da Inconfidência Mineira.
É versão comum na historiografia a ideia segundo a qual Tiradentes teria sido o principal líder do movimento, o que fez com que Dona Maria 1ª Rainha de Portugal, mantesse a pena de morte de Tiradentes ao invés de muda-la, o que aconteceu com os demais, mandando para as colônias portuguesas na África.

Porém, Tiradentes foi sim o único dos inconfidentes que assumiu a participação na conspiração. Ato de coragem, que fez com que acabasse encobrindo aspectos importantes, que afastam Joaquim José da Silva Xavier da figura de mártir construída no século 19, a partir da recuperação de seu exemplo pelos que defendiam a proclamação da República.

Existem indícios de que Tiradentes não ocupava senão um lugar secundário, nas articulações do movimento não sendo portando o cabeça do grupo.
Tiradentes tinha a intenção construir um Estado independente, que garantisse o controle do espaço político e social aos grupos sociais representados em sua liderança.

Tiradentes teve sua sentença publicamente executada em 21 de Abril de 1972, no Campo da Lampadosa

terça-feira, 20 de abril de 2010

Brasília, um sonho que virou realidade.

"Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro de altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino."

Esta foi a frase dita por Juscelino Kubitschek quando pisou pela primeira vez na região em que, ano mais tarde, viria a ser a capital do país.

O governo JK foi embalado por altos índices de crescimento economico, revoluções culturais, cinema novo e a bossa nova, além do sonho realizado da construção de Brasília. Seu slogan " 50 anos em 5" repercutiu nas amplas camadas da população.
É assim que J.K é lembrado pela maioria dos brasileiros, na época a construção da nova capital do país dividiu opiniões além de ser considerada um tormento pela antiga Capital da República.
Vale ressaltar que a construção da Nova Capital não era uma idéia "nova", em 1891 foi atribuído ao congresso a competência para a "mudança da capital da União."Coube então a JK colocar o projeto em pratica, entusiasmado mobilizou vários recursos e mão-de-obra, na sua maioria migrantes nordestinos os chamados "candangos". O projeto de Brasília é assinado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer e o urbanista Lúcio Costas, grandes nomes com reconhecimentos internacionais.

Com seu projeto aprovado pelo Executivo, Brasília começou a ser erguida em Setembro de 1956, com fortes resistência da UDN (União Democrática Nacional), os udenistas alegavam que a iniciativa da construção era demagógica, resultando em mais inflação e na isolação da sede do governo. No decorrer da construção da cidade, uma Comissão Parlamentar de Inquérito foi constituída por Carlos Lacerda, para apurar irregularidades na contratação de mão-de-obra, porém a mesma não obteve êxito algum.

Em 21 de Abril de 1960, data também da Inconfidência Mineira e da fundação de Roma, foi inaugurada a cidade de Brasília.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Todo dia...era dia de Índio


Criada em 1943 pelo presidente Getulio Vargas pelo decreto 5.540, o dia 19 de Abril ficou conhecido como o Dia do Índio.


Para entendermos esta data voltaremos a 1940, ano que foi realizado no México na cidade de Patzcuaro o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, com a participação de de diversas autoridades governamentais dos paises da América. Vários lideres índigenas deste continete foram convidados, mas por estarem temerosos e preocupados acabaram por não comparecer no dia do evento devido que a séculos os índios eram perseguidos pelo "homem branco".


Neste dia do ano varios eventos ocorrem dedicados a valorização da cultura índigena. Devemos utilizar este dia para fazer reflexões sobre a importância da preservação das culturas indigenas, a manutenção de suas terras e o respeito a suas manifestações culturais.


Quer saber um pouco mais sobre a cultura indigena acesse o site Brasil Indígena, lá vc encontrará a exposição virtual do Museu de Arqueologia e Etnologia, com textos e objetos da cultura índigena.



Seminário Internacional - 95 Anos do Genocídio Armênio na USP


Também conhecido como holocausto armênio ou massacre dos armênios, é assim que é chamada a matança e a deportação forçada de centenas de milhares de pessoas de origem armênia, que viviam no Império Otomano.

Dia 24 de Abril é considerada a data de inicio do massacre, data esta em que dezenas de pessoas armênias foram presas e massacradas em Istambul.

Tendo em vista esta data, o governo do Estado de São Paulo junto com o Consulado Geral da República Armênia de São Paulo e com a parceria da USP realizará o um Seminário Internacional dos 95 Anos do Genocídio Armênio nos dias 22,23 e 24 de abril...vale a pena conferir!!!!

Reunião Técnica Discutirá Reposição de Aulas

Na tarde do dia 15/04, em contato com a Diretoria da APEOESP, a Secretaria da Educação confirmou que será realizado um parcelamento no desconto dos dias parados no período da greve a todos os professores. No dia 16, aconteceu uma reunião tecnica entre o Sindicato e a Secretaria para definir os procedimentos deste parcelamento e a reposição de Aulas.


A APEOESP orientou os professores a organizarem junto à unidade escolar, a melhor forma e prazo para reposição, buscando completá-la no menor tempo possivel.


A Secretaria também informou que não orientou a emissão de qualquer tipo de comunicado de demissão aos professores que participaram da greve e reafirmou que reverterá os possiveis casos. Porem , para que isso acontessa é necessario que as subsedes da APEOESP informem nomes e registros destes professores à Sede Central para que seja reencaminhado a Secretaria da Educação.


Os Nomes devem ser informados o mais rapidamente para a Presidência da Apeoesp através do email presiden@apeoesp.org.br contitulo do assunto "Professores Demitidos".


A informação é da Propria APEOESP, veiculada no seu FAX URGENTE , edição 45 do dia 15/04/2010....



Vamos lá galera corram e regularizem suas situações!!!!!


Abraços

domingo, 18 de abril de 2010

Bem Vindos

Sejam todos bem vindos!!!!


O intuito deste blog é compartilhar informações sobre a matéria de História, que ainda é vista por muitos como uma matéria chata e apenas "decoreba".

História não se baseia apenas em datas, mas sim em fatos e argumentos. História é passado, presente, futuro, é cultura, diversão.


Com este blog pretendo despertar o interesse dos leitores com artigos de autoria própria e também de alguns autores do cenário histórico.

Ao longo pretendo postar aqui também as dificuldades do dia a dia dos professores que sofrem na sala de aula, devido a falta de interesse dos alunos, o desrespeito dos mesmos e as barreiras que encontramos perante o sistema da educação em nosso país.






Abraços a todos!!!





Prof. Marcos L