sábado, 22 de maio de 2010

Seminário: Gramsci e a cultura - uma discussão sobre nacional-popular na contemporaneidade

02/06/2010 – 19h - USP

Ementa

Diante da relevância do debate sobre a cultura como campo de conflitos em que atuam condicionantes políticos, econômicos e sociais, o Seminário Avançado pretende discutir a atualidade em Gramsci e a importância de seus estudos para a compreensão da contemporaneidade tais como; os conceitos renovados da Filosofia da práxis, de hegemonia, de Estado, a relação nacional-popular e, principalmente, a relevância do processo de subjetivação das classes subalternas na construção de possibilidades emancipatórias aos processos homegeneizantes.

Debatedores

Célio Turino – Ex-secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.

Profa. Dra. Roseli Fígaro – docente da ECA/USP

Coordenação: Prof. Dr. Dennis de Oliveira (professor do Jornalismo da ECA-USP e coordenador do CELACC)

http://www.eca.usp.br/nucleos/celacc/seminario_gramsci.shtml

inscrições gratuitas no site

domingo, 16 de maio de 2010

Ridley Scott e Russell Crowe transformaram "Robin Hood" em um arqueiro de aluguel

ANA MARIA BAHIANA
Especial para o UOL, de Los Angeles
  • Cate Blanchett e Russell Crowe ouvem  orientações de Ridley Scott antes de rodar uma cena

    Cate Blanchett e Russell Crowe ouvem orientações de Ridley Scott antes de rodar uma cena

Quem for ver "Robin Hood" esperando torneios de arco e flecha, emboscadas na Floresta de Sherwood, combates de cajado mano a mano, malabarismos com espada e proezas em candelabros – ou seja, o cânone do mito do Bom Ladrão como sacramentado pelos quinze filmes e quatro séries de TV que o precederam – sairá seriamente desapontado.

ASSISTA AO TRAILER ORIGINAL DE "ROBIN HOOD"

Igualmente, quem se sentir atraído pelo repeteco da fórmula Ridley Scott mais Russell Crowe mais drama de época antecipando uma espécie de "Gladiador" na Idade Média também não vai ficar satisfeito. Certo que desta vez temos novamente uma grande cena de batalha no primeiro ato, filmada em diversos ângulos, inclusive com muitas câmeras-na-mão (a tomada de um castelo francês por Ricardo Coração de Leão e suas tropas); um grande enfrentamento no final do terceiro ato, com abundante derramamento de sangue (as tropas inglesas rechaçando os invasores franceses sob o comando do Rei Felipe Augusto); um monarca ambicioso e fraco (o Príncipe João Sem Terra, vivido por Oscar Isaac) e vários cortesãos intrigueiros divididos em múltiplos campos, interesses e lealdades (Mark Strong, William Hurt e Max Von Sydow, entre outros).

As semelhanças terminam aí. O que "Gladiador" tinha de forte, a clara linha narrativa estabelecida pelo argumento original de David Franzoni (por sua vez inspirada no livro "Those Who Are About to Die", de Daniel Mannix), foi perdido aqui num roteiro colcha-de-retalhos, resultado do processo de criatividade-por-comitê tão comum em projetos desenvolvidos internamente pelos grandes estúdios. São duas horas e vinte minutos do que parece o mais longo primeiro ato da história do cinema – várias histórias que nunca chegam a engrenar totalmente nem como um painel da época (o conturbado meio do século 13 na Europa) nem como perfil do herói do título (aqui, um arqueiro nas tropas de Ricardo Coração de Leão).

A proposta do roteiro original que gerou este "Robin Hood" era ousada: Ethan Reif e Cyrus Voris ("Kung Fu Panda", "O Monge à Prova de Balas", a série de TV "Sleeper Cell") viravam o mito de Robin Hood pelo avesso, fazendo do Xerife de Nottingham o herói e de Robin o vilão – um vilão simpático, mas vilão. O pano de fundo, que inspirou desde as primeiras baladas do século 14 até os romances vitorianos que deram os contornos finais à lenda, era o mesmo: os choques entre os donos de terra e o rei que levaram, na Inglaterra do século 13, à elaboração da Magna Carta, a primeira “constituição” da história ocidental.

Muitas revisões, re-escritas e roteiristas depois (Brian Helgeland ficou com o crédito final, mas pelo menos três outros roteiristas trabalharam no texto), "Robin Hood" transformou-se na história de um arqueiro em busca do que fazer, temporariamente encarregado por um barão empobrecido (Max Von Sydow) de se tornar o marido-substituto de Lady Marion Loxley (Cate Blanchett), enquanto ao fundo intrigas de todo tipo ameaçam o trono do Príncipe João e a liberdade das ilhas britânicas.

É mais uma proposta para explicar o mito de Robin Hood e teria funcionado se a narrativa nos deixasse realmente envolvidos na trama, investidos emocionalmente na jornada do protagonista ou nos dilemas da sua época. Infelizmente, isso não acontece.

Apesar da dieta e da malhação, Crowe, aos 45 anos, não tem o vigor necessário para ser o carismático líder dos oprimidos que a história pede (Sean Connery tinha 45 anos em 1976 quando criou um inesquecível Robin Hood madurão e aposentado no maravilhoso "Robin and Marian", de Richard Lester). Um excelente grupo de atores (inclusive um William Hurt subutilizado), as belas locações no País de Gales e na Inglaterra e grandes cenas de batalha são pontos altos. Mas não o bastante para sustentar todo o peso do que poderia ser um belo épico.

Cultura é Cultura

Este final de semana São Paulo contou com mais de 1000 atrações culturais para diversod tipos de publicos e gostos. A virada Cultural organizada pela Prefeitura de São Paulo trouxe diversas atrações, dentre as quais estavam os músicos do Buena Vista Social Club, a banda original de Janis Joplin

A cada ano a Prefeitura de São Paulo vem inovando nas apresentações, que, a maioria do público não teria condições de vê-los em shows pagos.

Uma otima sacada da Prefeitura e um dos eventos mais concorridos foi a homenagem ao cantor Adoniran Barbosa, que teve a incenação do espetáculo "Trem das Onze" que, de uma em uma hora, na estação da Luz, partia um trem com destino a Estação do Brás, e nele era contada a história do consagrado cantor, compositor das músicas " Tiro ao Alvaro" "Samba do Arnesto" e a consagrada "Trem das Onze"

Vale lembrar que a a prefeitura já abriu as inscrições para as atrações artisticas da Virada 2011.

Para maiores informações acessem o site:http://viradacultural.org/inscricao

Recado dado..

Abraços

Marcos L.