terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Parabéns São Paulo


Sem duvida a cidade que mais influencia o cenário global, pois é considerada a 14º cidade mais globalizada do planeta. Sua história começa com o processo de ocupação e exploração das terras americanas pelos portugueses no século XVI. Seus colonos então fundaram a Vila de Santo André da Borda do Campo em 1553. Nessa época a Companhia de Jesus, a qual José de Anchieta e Manoel da Nóbrega faziam parte, escalaram a serra do mar chegado até então ao planalto de Piratininga onde encontraram "ares frios e temperados como os da Espanha" e "uma terra mui sadia, fresca e de boas águas".

São Paulo, do ponto de vista topográfico, situava-se numa colina plana e cercada por rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú, neste lugar no ano de 1561 foi fundada pelos jesuítas a Vila São Paulo. Separados da costa pela barreira natural, os primeiros colonizadores e os missionários se voltaram cada vez mais para o sertão, percorrendo cominhos com a ajuda de índios e utilizando-se da rede fluvial pelo Tietê, o Paranaíba e outros rios.(Fausto,2008)

Em 1681, São Paulo é considerada cabeça da Capitania de São Paulo e, em 1711 a Vila foi elevada a categoria de Cidade. Em 1825, inaugurou-se o primeiro jardim público de São Paulo, o atual Jardim da Luz, com isso percebemos uma preocupação com o desenvolvimento urbanístico da cidade.

No inicio do Século XIX, com a independência do Brasil a cidade firma-se como capital da província e também sede de uma Academia de Direito, e se torna um importante núcleo de atividades intelectuais e políticos.
Ao longo dos anos a cidade passou por profundas transformações econômicas e sociais
tendo em vista a expansão da lavoura cafeeira em varias regiões paulistas, a construção da estrada de ferro e do grande numero de imigrantes europeus que chegavam à cidade.

Estes fatores vão contribuir para grandes transformações urbanas na cidade. Os bairros do Brás e da Lapa se tornaram em bairros operários devido ao grande numero de indústrias que se concentravam próximas aos trilhos da estrada de ferro, nas várzeas dos rios Tietê e Tamanduateí. A região do Bexiga foi ocupada, basicamente, pelos imigrantes italianos e a Avenida Paulista e adjacências, com suas áreas arborizadas, arejadas e elevadas foi ocupada pelos palacetes dos grandes cafeicultores da época.

Em 1911 a cidade ganha seu Teatro Municipal, obra do arquiteto Ramos de Azevedo, se tornou palco de espetáculos operísticos com finalidade de entretenimento elegante para elite paulistana. m 1922, Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Luís Aranha, entre outros intelectuais e artistas, iniciam um movimento cultural que assimilava as técnicas artísticas modernas internacionais, apresentado na célebre Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal.

Em 1932 a Revolução Constitucionalista que transformou a cidade numa verdadeira praça de guerra, onde se inscreviam os voluntários, se armavam estratégias de combate e se arrecadavam contribuições da população amedrontada, mas orgulhosa de pertencer a uma "terra de gigantes".

A derrota de São Paulo e sua participação restrita no cenário político nacional coincidiu, no entanto, com o florescimento de instituições científicas e educacionais. Em 1933, foi criada a Escola Livre de Sociologia e Política, destinada a formar técnicos para a administração pública; em 1934, Armando Salles de Oliveira, interventor do Estado, inaugurou a Universidade de São Paulo em 1935, o Município de São Paulo ganhou na gestão do prefeito Fábio Prado, o seu Departamento de Cultura e de Recreação.

Nesse mesmo período, a cidade presenciou uma realização urbanística notável, que testemunhava o seu processo de "verticalização": a inauguração, em 1934, do Edifício Martinelli maior arranha-céu de São Paulo, à época, com 26 andares e 105 metros de altura!

A década de 40 foi marcada por uma intervenção urbanística sem precedentes na história da cidade. O prefeito Prestes Maia colocou em prática o seu "Plano de Avenidas", com amplos investimentos no sistema viário. Nos anos seguintes, a preocupação com o espaço urbano visava basicamente abrir caminho para os automóveis e atender aos interesses da indústria automobilística que se instalou em São Paulo em 1956.

Simultaneamente, a cidade cresceu de forma desordenada em direção à periferia gerando uma grave crise de habitação, na mesma proporção, aliás, em que as regiões centrais se valorizaram servindo à especulação imobiliária.

Em 1954, São Paulo comemorou o centenário de sua fundação com diversos eventos, inclusive a inauguração do Parque do Ibirapuera, principal área verde da cidade, que passou a abrigar edifício diversos projetados pelo arquiteto Oscar Niemayer.

Nos anos 50, inicia-se o fenômeno de "desconcentração" do parque industrial de São Paulo que começou a se transferir para outros municípios da Região Metropolitana (ABCD, Osasco, Guarulhos, Santo Amaro) e do interior do Estado (Campinas, São José dos Campos, Sorocaba).

Esse declínio gradual da indústria paulistana insere-se num processo de "terceirização" do Município, acentuado a partir da década de 70. Isso significa que as principais atividades econômicas da cidade estão intrinsecamente ligadas à prestação de serviços e aos centros empresariais de comércio (shopping centers, hipermercados, etc). As transformações no sistema viário vieram atender a essas novas necessidades. Assim, em 1969, foram iniciadas as obras do metrô na gestão do prefeito Paulo Salim Maluf.

A população da metrópole paulistana cresceu na última década, de cerca de 10 para 16 milhões de habitantes. Esse crescimento populacional veio acompanhado do agravamento das questões sociais e urbanas (desemprego, transporte coletivo, habitação, problemas ambientais...) que nos desafiam como "uma boca de mil dentes" nesse final de século.

Então só terminar este artigo com um enorme PARABÉNS minha cidade tão querida.

Parabéns São Paulo

Bibliografia

Fausto, B. (2008). História do Brasil. Sao Paulo: Edusp.

Sampa Art. (2010). Acesso em 25 de Janeiro de 2011, disponível em Sampa Art: http://www.sampa.art.br/historia/saopaulo/

Boas Vindas

Salve Salve galerinha!!!!!!

Depois de umas boas férias eis que estou de volta para atualizar o nosso blog!!!!!
Desejo a todos um 2011 repleto de muita paz e muitas energias boas!

Em breve estarei postando novos artigos para aqueles apaixonados em história e tb alguns trabalhos acadêmicos...aguardem!!!!

Forte abraço e divirtam-se

Prof. Marcos L.